Entrevista com Isabela Brochado - Parte III
Como foi a idealização desse projeto e como está o funcionamento do museu hoje ?
Isabela:
A proposta do Museu originou-se a partir de um projeto concebido pela Profª Dra. Izabela Brochado, apresentado à Diretoria de Esporte, Arte e Cultura da UnB. Sua primeira edição ocorreu em outubro de 2009, no Centro Comunitário Athos Bulcão - Campus Darcy Ribeiro - na própria Universidade, sendo visitado por mais de três mil crianças e jovens, principalmente oriundos das escolas públicas do Distrito Federal. Circulou também pelos espaços: Teatro SESC Garagem (2012); Instituto Cervantes (2012); Galeria Espaço Piloto (2012); SESC LACES Paracatu (2011); Corporación Artística La Fanfarria – Colômbia (2010); entre outros.
O acervo é composto de trinta e cinco peças de bonecos populares do Nordeste (Mamulengo, João Redondo e Babau) de vários mestres: Zé de Vina, Zezito, Clóvis, Dadi, João Galego, Zé Lopes, Bibiu, entre outros; vinte e cinco peças de bonecos de diversas partes do mundo (Guiné Bissau, Vietnã, China, Chile, Bolívia, Alemanha, Portugal, etc); e cinquenta e cinco peças representando as variadas técnicas de manipulação (bonecos de luva, bonecos de balcão, bonecos de varas ou varetas, marionetes e teatro de sombras). Os bonecos são organizados em sete espaços diferenciados, divididos em salas ou por divisórias. Cinco são organizados por suas técnicas de construção e manipulação, descritas acima, e dois referem-se às tradições populares do Nordeste brasileiro e ao acervo de bonecos internacionais.
Entrevistadores:
Vimos que o acervo tem bonecos de diversas culturas e que alguns foram confeccionados por integrantes do LATA. Como se dá o processo de confecção desses bonecos, suas vestimentas, histórias, modos de agir, falar ?
Isabela:
O processo de confecção dos bonecos (vestimentas, histórias, modos de agir, falar) depende da proposta de encenação, ou seja, do texto, das opções estéticas e das técnicas de manipulação e construção, ou seja, se as figuras serão de luva; fios; varas; etc. Finalmente, dependerá também do público a que se direciona.
Entrevistadores:
Nas exposições há a possibilidade dos bonecos serem tocados e manipulados pelos visitantes, certo? É uma espécie de oficina?
Isabela:
O Museu prevê um espaço para a interação do público com algumas peças, no qual crianças e jovens possam experimentar de forma livre, a manipulação de bonecos e a criação de diálogos. Há também espaço de mediação por meio de visitas guiadas, durante as quais são estabelecidos diálogo com o público para a ampliação dos referenciais temáticos e consequente, fruição da exposição.
Comentários
Postar um comentário