É necessário respeitar as características do boneco, pois cada estilo tem suas limitações, o ator-manipulador deve saber jogar com o boneco, passar por um processo de experimentação, descobrindo nossos movimentos e formas. Os movimentos que o ator-manipulador faz com o boneco devem ser adequados a ele. A princípio a tendência é haver um exagero nos movimentos e consequentemente a formação de algo grotesco.
De acordo com Ana Maria Amaral, aos poucos se percebe que é necessário coordenar as partes do corpo do manipulador (braços, mãos, dedos e etc) as proporções do boneco e entrosar-se melhor com a pequena figura. É um processo de adequação. No espetáculo de bonecos quando a predominância é o poético, notasse que há uma maior precisão nos movimentos, uma maior harmonia. Entretanto, quando a predominância é o caricato os movimentos na maioria das vezes são grotescos.
A seguir podemos observar algumas técnicas de manipulação:
Boneco de Luva (Fantoche): Boneco que o manipulador calça na mão, como por exemplo, os Mamulengos. É comum o corpo ser de tecido e o manipulador manipular com o dedo indicador a cabeça e com os dedos polegares e médios os braços. Uma característica desse estilo de manipulação é a agilidade dos movimentos. O ator-manipulador deve ter uma boa coordenação motora.
Boneco de Vara: Utiliza-se varas ou hastes, quando representa figuras humana, normalmente há um vara no eixo do boneco e outras para os braços. O ator deve ter força para sustentar o peso do boneco.
Marionete ou Boneco de Fio: Boneco manipulado por fios conectados a uma estrutura de madeira (conhecida como cruz), a manipulação é feita por movimentos e mecanismos da cruz ou com o ator manipulando diretamente os fios.
Bonecos de Manipulação Direta (Bunraku): Esse estilo de boneco é manipulado de forma direta, inspirado no Bunraku, é manipulado de forma que a plateia visualiza quem manipula, normalmente são três manipuladores. A sincronia entre esse três artistas exige um longo treinamento de manipulação.
Boneco Balcão: Variação da manipulação direta, entretanto, os atores não tocam diretamente no boneco, há um mecanismo em suas costas ou cabeça, algo que possibilita a coordenação do peso e eixo apenas em uma mão.
Teatro Negro: Os manipuladores não ficam visíveis para o público. Usam um cenário e roupas pretas. Causando a impressão de que o boneco não está sendo manipulado e tem movimentos próprios.
Referências Bibliográficas:
Móin-Móin. O ator no teatro de formas animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, volume.1,2005.
ALMEIDA,Tiago.Técnicas de Manipulação, 2011. Disponível em: <https: //formasanimadas.wordpress.com/teatro-de-bonecos/tecnicas-de-manipulacao/>. Acesso em: 10 de jun.2017.
Comentários
Postar um comentário