A Máscara e o Ator

                                                           Máscara Neutra

               A máscara  neutra proporciona ao ator uma certa neutralidade física e mental que deveria ser seu ponto de partida, contribui a conscientização corporal para que ator perceba suas nuances entre o estar, ser, sentir, analisar deduzir, e abandonar a sua individualidade, mas olhar para si e a sua volta, potencializando sua capacidade criativa.
              O jogo com a máscara neutra está ligado não com a expressão fácil, principalmente, mas com o desenvolvimento  de uma percepção e investigação corporal.
               O ponto neutro é o momento que antecede a ação, momento em que o ator se energiza. (Amaral, 2007, p. 65-66)






                                                                 Máscara expressiva

                  São máscaras com feições elaboradas que denunciam seu estado de ânimo e situação em que o personagem está inserido.
                 Alguns acreditam que há uma distância entre o rosto do ator e a máscara, assim  não há efetiva expressão facial, o rosto deve permanecer inexpressivo. Para outros o rosto por trás da máscara deve assumir sua expressão, pois interagem simultaneamente. Portanto, usá-la não significa que o rosto do ator será esquecido.
                 O jogo com a máscara requer uma investigação corporal, para que o ator busque harmonia entre máscara e corpo; e  meios para expressar a emoção através de movimentos corporais deixando-se transpor pelo personagem aumentando sua presença em cena.
                 O treinamento com esse tipo de máscara  estabelece a conscientização do corpo e sugere que o ator busque o corpo da personagem e  torna o ator mais sensível aos estímulos físicos que o cercam.





Referencia bibliográfica: 
Amaral, Ana Maria. Teatro de animação, 2007.
O ator no teatro de formas animadas, 2005.

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