Máscara Neutra
A máscara neutra proporciona ao ator uma certa neutralidade física e mental que deveria ser seu ponto de partida, contribui a conscientização corporal para que ator perceba suas nuances entre o estar, ser, sentir, analisar deduzir, e abandonar a sua individualidade, mas olhar para si e a sua volta, potencializando sua capacidade criativa.
O jogo com a máscara neutra está ligado não com a expressão fácil, principalmente, mas com o desenvolvimento de uma percepção e investigação corporal.
O ponto neutro é o momento que antecede a ação, momento em que o ator se energiza. (Amaral, 2007, p. 65-66)
Máscara expressiva
São máscaras com feições elaboradas que denunciam seu estado de ânimo e situação em que o personagem está inserido.
Alguns acreditam que há uma distância entre o rosto do ator e a máscara, assim não há efetiva expressão facial, o rosto deve permanecer inexpressivo. Para outros o rosto por trás da máscara deve assumir sua expressão, pois interagem simultaneamente. Portanto, usá-la não significa que o rosto do ator será esquecido.
O jogo com a máscara requer uma investigação corporal, para que o ator busque harmonia entre máscara e corpo; e meios para expressar a emoção através de movimentos corporais deixando-se transpor pelo personagem aumentando sua presença em cena.
O treinamento com esse tipo de máscara estabelece a conscientização do corpo e sugere que o ator busque o corpo da personagem e torna o ator mais sensível aos estímulos físicos que o cercam.
Referencia bibliográfica:
Amaral, Ana Maria. Teatro de animação, 2007.
O ator no teatro de formas animadas, 2005.
A máscara neutra proporciona ao ator uma certa neutralidade física e mental que deveria ser seu ponto de partida, contribui a conscientização corporal para que ator perceba suas nuances entre o estar, ser, sentir, analisar deduzir, e abandonar a sua individualidade, mas olhar para si e a sua volta, potencializando sua capacidade criativa.
O jogo com a máscara neutra está ligado não com a expressão fácil, principalmente, mas com o desenvolvimento de uma percepção e investigação corporal.
O ponto neutro é o momento que antecede a ação, momento em que o ator se energiza. (Amaral, 2007, p. 65-66)
Máscara expressiva
São máscaras com feições elaboradas que denunciam seu estado de ânimo e situação em que o personagem está inserido.
Alguns acreditam que há uma distância entre o rosto do ator e a máscara, assim não há efetiva expressão facial, o rosto deve permanecer inexpressivo. Para outros o rosto por trás da máscara deve assumir sua expressão, pois interagem simultaneamente. Portanto, usá-la não significa que o rosto do ator será esquecido.
O jogo com a máscara requer uma investigação corporal, para que o ator busque harmonia entre máscara e corpo; e meios para expressar a emoção através de movimentos corporais deixando-se transpor pelo personagem aumentando sua presença em cena.
O treinamento com esse tipo de máscara estabelece a conscientização do corpo e sugere que o ator busque o corpo da personagem e torna o ator mais sensível aos estímulos físicos que o cercam.
Referencia bibliográfica:
Amaral, Ana Maria. Teatro de animação, 2007.
O ator no teatro de formas animadas, 2005.
Comentários
Postar um comentário