A máscara pode assumir diferentes significados dependendo do contexto em que está inserida.

Uso da máscara no contexto primitivo
Originalmente, as máscaras eram usadas basicamente como camuflagem e incorporação de personalidades animalescas e eram feitas com barro, pele de animais, folhas. Utilizadas para a caça, espantar inimigos, representação de divindades etc.
Na África, de acordo com o site Segredos africanos, conserva-se o sentido primordial, o homem que usa a máscara do crocodilo é o espirito do crocodilo.
A mitologia dos Homens-Lama Asaro ou Homens de barro, por exemplo, conta que ao serem atacados por uma tribo rival, fugiram e o barro da água do rio havia secado sobre a pele dando uma tonalidade fantasmagórica, com isso montaram uma estratégia e moldaram cabeças deformadas, a visão era aterroradora o suficiente para espantar seus inimigos, que acreditavam se tratar de espíritos.
Máscara no contexto social e pessoal.
Socialmente a máscara pode ser usada para favorecer a comunicação e a expressão, da forma mais ampla. Oscar Wilde diz: " Dê uma máscara ao homem e ele te dirá a verdade." Subintende-se dessa frase que a máscara pode ocultar a identidade de quem a usa, é uma forma de esconder revelando, então o individuo, de certa forma, quebra a barreira da dificuldade com a fala, discurso, da timidez, passando a argumentar com mais firmeza, expor suas ideias e opiniões sem medo de ser apontado e julgado. Nesse sentido a máscara está inserida em um contexto social e pessoal, e o objetivo do uso da mascara é a ocultação da identidade de quem a usa para diversos fins, seja forma de expressão, anonimatos, quebrar a dificuldade de comunicação, entre diversos outros.
Uso da máscara para anonimato em manifestação
O uso das máscara no contexto cultural
Em diversas manifestações culturais notamos que a máscara está presente e recebem diferentes significados e funções. As máscaras podem ser usadas em danças cerimoniais, representar personagens da mitologia, elas recebem diferentes significados culturais.
Uso da máscara no carnaval
Máscara de Durga, Deusa da morte e magia negra. Ocasionalmente ela é testada para ver se seu poder está iluminado. Se explosões de fogo saírem dos olhos, boca, nariz e ouvidos ela é considerada sagrada e poderosa.
Máscara no contexto cênico
De acordo com publicação feita no blog do Grupo Girino, a máscara pode assumir a função de objeto cênico e de expressão cênica. Como objeto cênico, ela poder ser usada como qualquer objeto que compõe a cena para demonstrar uma realidade, decorar cenário, ocultando a identidade de alguém como objeto ela não é personagem, está ali para compor a cena.
Uso da máscara como objeto em baile à fantasia.
Como expressão cênica a máscara é a personagem , sujeito da realidade apresentada e o espectador está diretamente relacionado a ela, pois ela é o sujeito da ação e não está ali ocultando identidades nem decorando cenário.
Máscara como expressão cênica no filme O máscara
Comentários
Postar um comentário