Teatro de bonecos do Nordeste
No Brasil ainda se mantém vivas variadas formas de teatro de bonecos praticadas por artistas do povo. Em algumas regiões do país fica claro a diversidade dessa forma teatral, a qual os atores participantes utilizam bonecos e outras formas animadas.
Mamulengo, Casemiro Coco, João Redondo, João Minhoca, Cavalo Marinho, Boi de Mamão e Bumba meu boi são alguns dos bonecos mais famosos dessa forma teatral. O Mamulengo praticado principalmente em Pernambuco é um dos estilos que representa essa forma no Brasil. O Mamulengo tem características extremamente populares. Seu foco de público são as camadas inferiores da sociedade mostrando suas dores e alegrias, destinado mais especificamente para o público adulto.

De acordo com a revista Móin-móin, o Mamulengo relata de forma cômica cenas do cotidiano; tendo assim intensa participação do público, algo delicado, pois a não participação do público quebra o ritmo do espetáculo.
A linguagem poética presente no Mamulengo é quase sempre transformada, adquirindo contornos cômicos expressos por meio de trocadilhos, diálogos não lineares com duplo sentido e neologismos. Há em algumas cenas a predominância de diálogos inteiramente versejados, rimados ou poéticos.
No Brasil ainda se mantém vivas variadas formas de teatro de bonecos praticadas por artistas do povo. Em algumas regiões do país fica claro a diversidade dessa forma teatral, a qual os atores participantes utilizam bonecos e outras formas animadas.
Mamulengo, Casemiro Coco, João Redondo, João Minhoca, Cavalo Marinho, Boi de Mamão e Bumba meu boi são alguns dos bonecos mais famosos dessa forma teatral. O Mamulengo praticado principalmente em Pernambuco é um dos estilos que representa essa forma no Brasil. O Mamulengo tem características extremamente populares. Seu foco de público são as camadas inferiores da sociedade mostrando suas dores e alegrias, destinado mais especificamente para o público adulto.

De acordo com a revista Móin-móin, o Mamulengo relata de forma cômica cenas do cotidiano; tendo assim intensa participação do público, algo delicado, pois a não participação do público quebra o ritmo do espetáculo.
A linguagem poética presente no Mamulengo é quase sempre transformada, adquirindo contornos cômicos expressos por meio de trocadilhos, diálogos não lineares com duplo sentido e neologismos. Há em algumas cenas a predominância de diálogos inteiramente versejados, rimados ou poéticos.
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